vídeos!!
http://www.youtube.com/watch?v=qcZseTObbFU
http://www.youtube.com/watch?v=yzzwxZEECu8&feature=related
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
A Serigrafia!
Ahh sim! Para quem não sabe, a serigrafia, também conhecida como silk-screen, foi inventada em 1970 para uso na estampagem comercial. Nesse processo, as tintas, passando atráves de uma tela, reproduzem em papel, tecido, metal etc. o desenho que se deseja fixar. A serigrafia foi adotada por Warhol, que pretendia criar uniformidade de imagem com sutis variações de densidade cromática.
Nostalgic Flavor by Roy Litchtenstein
A obra Whaam abaixo não é a transcrição de uma história em quadrinhos, e sim uma imagem que ele reduziu ao essencial, a seu vigor aerodinâmico. Whaam diz a respeito à violência e a como podemos ficar longe dela. É um díptico narrativo: de uma lado, as forças do bem, o anjo vingador no avião; de outro, as forças do mal, o inimigo sendo destruído no clarão estilizado que representa o poder punitivo.
Roy Lichtenstein!
Outro grande nome da Pop-art foi esse: Roy Lichtenstein! Não devemos esquecê-lo, já que seus trabalhos são tão memoráveis quanto os de Warhol. Ironicamente, a primeira incursão de Andy na pop art baseava-se em imagens tomadas a histórias em quadrinhos, mas o merchand ao qual mostrou esse trabalho não se interessou, pois já havia sido dominado pela arte do também americano Lichtenstein. O pintor usa formas e cores simples e copia a retícula dos materiais impressos para, assim, levar-nos de volta ao mundo simplificado do preto-e-branco moral e à nostalgica ingenuidade da infância com o mundo dos gibis. Procurou valorizar os cliches das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
PROTESTO!
Querido Professor Boa Morte, esse blog meio que distorce as nossas intenções de querer publicar o conteúdo trabalhado. Por exemplo, a introdução tinha que aparecer primeiro e não sei porque diabos ela aparece no meio do blog! Ao abordar Andy Warhol, primeiro aparece as suas obras e depois aparece sobre o próprio. É esquisito e peço sua compreensão ao analisar carinhosamente esse blog. E esse protesto vai aparecer entre Warhol e Lichtenstein. Já tentei de várias maneiras mas a minha ignorância perante as configurações deste blog não me permitem colocar o conteúdo da forma de que tanto desejo. Obrigada! =)
Andy's Stuff!
"O que este país tem de bom, é que a América estabeleceu uma tradição, segundo a qual os consumidores mais afortunados compram essencialmente as mesmas coisas que os pobres. Quando se está a ver televisão, bebe-se Coca-Cola; sabe-se que o presidente bebe Coca, Liz Taylor bebe Coca e, então, a pessoa pensa para consigo própria que também pode beber Coca.”
“Foi uma daquelas tardes em que pedi a dez ou 15 pessoas que me dessem ideias, até que uma amiga minha me fez a pergunta certa: ‘Qual é a coisa de que gostas mais?’ Foi, assim, que comecei a pintar dinheiro.”
.
.
.
.
Percebe-se com essas imagens a peculiar característica de Warhol ao elaborar suas pinturas. Como artista ele também se envolveu com cinema e fotografia. Gostaria de por muito mais conteúdo sobre Andy Warhol, no entanto recomendo este site para mais imagens e curiosidades de Warhol já que este blog trata de Pop-art e não somente de tal artista.
Andrew Wahola
Mais conhecido como Andy Warhol, foi um grande nome da história da arte. Revolucionou o modo de se promover a arte e seus pensamentos serviram de inspiração pra milhares de pessoas. No passado, as opiniões sobre Warhol variaram enormemente. Algumas pessoas o consideravam um gênio, e outros o acusavam de ser um embusteiro fora do comum. De qualquer maneira, ele proporcionou ao mundo obras inesquecíveis como: Marilyn diptych, Two dollar Bills, Campell's Soup, Elvis number 1 e Double Mona Lisa. Tendo começado como artista publicitário, mesclou fotos comerciais em sua obra, de início serigrafando-as ele mesmo e depois transferindo o processo para funcionários de seu atêlie, conhecido como "the Factory": Warhol concebia um projeto, e os assistentes o executavam.
.
"Acho que tenho uma interpretação muito livre de trabalho, porque penso que estar vivo já dá tanto trabalho que não queremos fazer mais nada"
.
"Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele - por qualquer razão - pensa que seria uma boa idéia dá-las a elas"
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Introdução!
A Pop-art foi uma das vertentes da história da arte mais inovadoras do século XX. Surgiram de uma rebelião contra algum estilo já convencional, como o expressionismo, dos quais os adeptos da pop-art achavam veementes pretenciosos demais. Neste blog vamos falar sobre esse tipo de arte que criticava a sociedade capitalista atráves das cores. Também vamos abordar os principais artistas e as principais obras. Bienvenue dans le monde de l'art!
As raízes!
A pop art surgiu na Inglaterra perto dos anos 50, mas realizou todo o seu potencial na Nova York dos anos 60, quando foi um das maiores atenções do mundo artístico. A mídia e a publicidade eram os temas favoritos. Trouxe a pintura de volta às realidades materiais do dia-a-dia, à cultura popular, na qual as pessoas comuns extraíam da TV, das revistas ou das histórias em quadrinhos a maior parte de sua satisfação visual. Talvez o maior nome dessa estética tenha sido o americano Andy Warhol, cujas inovações exerceram enorme influência sobre a arte posterior.
Assinar:
Postagens (Atom)